Wtf is a moodboard?

Moodboard, se pegarmos a tradução literal para o português, quer dizer “quadro de humor”, ou ainda “quadro de temperamento”. Resumidamente, ele mostra o sentimento (que em inglês é “mood”), de um projeto, ação, campanha, produto, persona, ou marca. É através do moodboard que você vai entender a vibe de determinado projeto.

Você vai ver aqui:

1- O que é um moodboard?
2- O que colocar num moodboard?
3- Devo criar um quadro físico ou digital?
4- Como criar?

O que é um moodboard?

Como vimos anteriormente, um moodboard é uma ferramenta visual que comunica nossos conceitos e ideias visuais.

É um arranjo bem pensado e planejado de imagens, materiais, pedaços de texto, etc. que se destina a evocar ou projetar um estilo ou conceito particular.

Mas, por que devemos usar um Moodboard?

Vou te listar alguns benefícios dessa ferramenta:

  1. Para construir o conceito e/ou storytelling que queremos usar no projeto;
  2. Usar um moodboard ajuda você a expressar (na prática) a ideia que você tem em mente;
  3. Às vezes é muito complicado expressar suas ideias visuais para os outros. Por isso, é uma ferramenta de comunicação visual muito eficiente;
  4. É também um bom ponto de partida para fazer as coisas. Ele irá ajudá-lo a reunir e focar suas ideias e ajudar a definir o projeto.

Porém, você deve estar se perguntando…

O que colocar num moodboard?

Primeiramente, me responde uma coisa, vale tudo para atingir um objetivo?

Os moodboard não apenas ajudam a idealização e geração de novas ideias, como também auxiliam no processo de produção. Eles podem fazer isso sendo um ponto de referência para inspiração ou pesquisa.

Tal como acontece com a maioria dos processos de design. Existe um processo “padrão” que é útil seguir. Mas como estamos projetando, acredito que ser criativo e não seguir exatamente as regras sempre trará o melhor resultado.

Pense na sua casa, nas suas roupas, no seu escritório, nas suas férias, nas coisas que você sonha. Como eles se parecem? Como são essas coisas? Quais são os fios comuns? É uma cor? Uma textura? Um padrão? Um sentimento/emoção? Etc.

Essas perguntas devem estar relacionadas com o objetivo principal do seu projeto.

Então, vamos lá! Comece coletando imagens que representem esses pensamentos. Essas imagens contarão sua história e, quando se juntarem, começarão a mostrar seu estilo. A coleção de imagens representará seu estilo de vida e estilo pessoal. Você pode levar o seu tempo com isso.

Mova as imagens no quadro para criar composições diferentes. Brinque com as imagens até ficar satisfeito com as imagens que você tem.

Isso não é algo que você pode aprender lendo sobre isso. Você precisa fazer isso. Mas e agora…

Devo criar um quadro físico ou digital?

Por incrível que pareça, o moodboard pode ser físico ou digital.

A proposta é preencher uma tela em branco com elementos e imagens que representem a atmosfera e a emoção do projeto em questão. E ponto.

E além disso, seu moodboard pode ser um pasta no Pinterest, com todas as referências visuais necessárias para aquele projeto. Então é só pesquisar as imagens que façam sentido e colocar o Pin.

Como criar um?

Criar um moodboard também o ajudará a explorar e “encontrar seu próprio estilo”

A melhor maneira de aprender sobre algo em design é fazê-lo. É por isso que quero que você reserve um tempo para criar um moodboard que represente seu próprio estilo.

Tudo pronto para criar seu próximo projeto!

Gostou desse artigo? Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e me marcar: @brenacria

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Você também pode gostar...