Queijo com goiabada: O que isso pode nos ensinar sobre design e arte?

Queijo com goiabada, ou mais popularmente conhecido como “Romeu & Julieta”, é um doce que tem sua origem brasileira, e é uma mistura de doce com salgado. Mas, o que essa analogia tem a ver com o design e a arte? Continue a leitura para descobrir!

Você vai ver aqui:

1- Diferença entre design e arte

2- Percepção visual e interpretação

3- Combinando doce com salgado

4- Design e Arte: It’s a match

Diferença entre design e arte

As pessoas, em sua grande maioria, não conseguem diferenciar design e arte, e por conta disso acabam considerando que são a mesma coisa. Mas, já vou adiantando pra você que não são!

O design, em sua essência, busca atribuir mais objetividade nos trabalhos, e está diretamente ligado às necessidades do ser humano. Por isso, é muito importante utilizar técnicas específicas para tornar um design acessível, assertivo e eficiente. 

a arte busca transmitir emoções e sentimentos inerentes do homem, através de uma técnica, utensílio, ou até mesmo usando o próprio corpo (como é o exemplo do teatro, dança e até mesmo uma tatuagem). Sua finalidade é de expressar uma mensagem para que o público possa interpretar e sentir, o que está sendo apresentado, tornando a arte assim algo mais subjetivo.

Design tem um apelo mais racional, enquanto que a arte mais emocional. Ou seja, as intenções e os objetivos finais são o que difere um do outro.

Percepção visual e interpretação

De acordo com o dicionário de Sinônimos, “Percepção é o substantivo feminino com origem no latim perceptione e que descreve o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa.”

Portanto, a percepção visual é uma interpretação que você tem por consequência a certos estímulos visuais, e até emocionais, e tem a ver com os olhos e sua bagagem de vida.

Além disso, existem tipos de percepção que estão relacionados com os outros sentidos, como a percepção auditiva, percepção tátil, percepção olfativa e percepção gustativa.

Mas, qual a relação com o design e a arte? Continue a leitura que logo você irá entender.

Combinando doce com salgado

Já diziam os grandes chefes de cozinha, o equilíbrio é essencial para a vida, e é muito bem-vindo à mesa.

Quem nunca se rendeu ao clássico Romeu e Julieta? Sem dúvidas, a goiabada e o queijo nasceram para ficar juntos! A combinação do doce com o salgado, ou do agridoce são excelentes alternativas para dar aquele up na receita.

É exatamente a ideia de combinar dois opostos que trás excelentes resultados. É bem aquela vibe de opostos se atraem… Mas será mesmo?

Design e Arte: It’s a match

Falamos aqui no blog sobre as principais características de um bom design, que um design de sucesso é aquele que consegue se destacar da concorrência, e ao mesmo tempo estimular a emoção e o desejo dos clientes.

E, o que é despertar a emoção daquele que visualiza um projeto, sem usar de artifícios artísticos?

Portanto, podemos afirmar que, para que você consiga um destaque com seu design é preciso também aplicar estímulos sensoriais estratégicos, por meio das nossas sensações: visuais, auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Falo um pouco mais sobre isso neste post aqui, dá uma conferida!

Então sim… O match pode funcionar perfeitamente quando você equilibra o design e arte em seus projetos. Se você gostou desse assunto, a leitura Design e ilustração, rola? No meu Instagram, também vai te interessar.

Esse artigo foi útil? Compartilha nas suas redes sociais, e não esquece de me marcar, viu?

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Você também pode gostar...