
Queijo com goiabada, ou mais popularmente conhecido como “Romeu & Julieta”, é um doce que tem sua origem brasileira, e é uma mistura de doce com salgado. Mas, o que essa analogia tem a ver com o design e a arte? Continue a leitura para descobrir!
Você vai ver aqui:
1- Diferença entre design e arte
2- Percepção visual e interpretação
3- Combinando doce com salgado
4- Design e Arte: It’s a match
Diferença entre design e arte
As pessoas, em sua grande maioria, não conseguem diferenciar design e arte, e por conta disso acabam considerando que são a mesma coisa. Mas, já vou adiantando pra você que não são!
O design, em sua essência, busca atribuir mais objetividade nos trabalhos, e está diretamente ligado às necessidades do ser humano. Por isso, é muito importante utilizar técnicas específicas para tornar um design acessível, assertivo e eficiente.
Já a arte busca transmitir emoções e sentimentos inerentes do homem, através de uma técnica, utensílio, ou até mesmo usando o próprio corpo (como é o exemplo do teatro, dança e até mesmo uma tatuagem). Sua finalidade é de expressar uma mensagem para que o público possa interpretar e sentir, o que está sendo apresentado, tornando a arte assim algo mais subjetivo.
Design tem um apelo mais racional, enquanto que a arte mais emocional. Ou seja, as intenções e os objetivos finais são o que difere um do outro.
Percepção visual e interpretação
De acordo com o dicionário de Sinônimos, “Percepção é o substantivo feminino com origem no latim perceptione e que descreve o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa.”
Portanto, a percepção visual é uma interpretação que você tem por consequência a certos estímulos visuais, e até emocionais, e tem a ver com os olhos e sua bagagem de vida.
Além disso, existem tipos de percepção que estão relacionados com os outros sentidos, como a percepção auditiva, percepção tátil, percepção olfativa e percepção gustativa.
Mas, qual a relação com o design e a arte? Continue a leitura que logo você irá entender.
Combinando doce com salgado
Já diziam os grandes chefes de cozinha, o equilíbrio é essencial para a vida, e é muito bem-vindo à mesa.
Quem nunca se rendeu ao clássico Romeu e Julieta? Sem dúvidas, a goiabada e o queijo nasceram para ficar juntos! A combinação do doce com o salgado, ou do agridoce são excelentes alternativas para dar aquele up na receita.
É exatamente a ideia de combinar dois opostos que trás excelentes resultados. É bem aquela vibe de opostos se atraem… Mas será mesmo?
Design e Arte: It’s a match
Falamos aqui no blog sobre as principais características de um bom design, que um design de sucesso é aquele que consegue se destacar da concorrência, e ao mesmo tempo estimular a emoção e o desejo dos clientes.
E, o que é despertar a emoção daquele que visualiza um projeto, sem usar de artifícios artísticos?
Portanto, podemos afirmar que, para que você consiga um destaque com seu design é preciso também aplicar estímulos sensoriais estratégicos, por meio das nossas sensações: visuais, auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Falo um pouco mais sobre isso neste post aqui, dá uma conferida!
Então sim… O match pode funcionar perfeitamente quando você equilibra o design e arte em seus projetos. Se você gostou desse assunto, a leitura Design e ilustração, rola? No meu Instagram, também vai te interessar.
Esse artigo foi útil? Compartilha nas suas redes sociais, e não esquece de me marcar, viu?