Quando é amor a primeira vista: Design e o processo da decisão de compra

O processo de decisão de compra é algo que envolve muitas etapas diferentes na nossa mente, tanto em níveis de consciência, como de subconsciência. A psicologia por trás disso é muito estudado por profissionais de comunicação, marketing e design, que buscam diferenciar suas marcas em relação aos concorrentes.

Você vai ver aqui:

1- O comportamento do consumidor
2- A psicologia por trás do consumo
3- A importância do design de embalagens na decisão de compra 
4- Gostei, comprei

O comportamento do consumidor

Você sabia que 55,5% dos consumidores avaliam a opinião de outros consumidores antes de decidirem comprar algo?

“O comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos”.  Philip Kotler.

Por isso, ações complexas de comunicação, propaganda e relacionamento são lançadas com o objetivo de levar o consumidor à decisão final de compra do produto em questão.

Entretanto, todas as etapas desse processo têm seu papel na decisão de compra. Mas, quando se trata de varejo, no final das contas é no ponto de venda que o consumidor vai fazer sua escolha final e selecionar o produto que vai entrar no seu carrinho.

Mas, como definir de fato o comportamento do consumidor?

A psicologia por trás da decisão de compra

Antes de conhecer o seu cliente ideal é preciso identificá-lo, traçar um perfil de público-alvo ou empresa que corresponda às expectativas da sua campanha.

Portanto, todo o investimento em marketing feito naquele consumidor tem seu papel na comparação consciente e subconsciente que ele faz entre as marcas, a poucos segundos da decisão final de compra

E é por isso que, nesses poucos e cruciais segundos que um fator pode fazer toda a diferença e decretar o sucesso ou fracasso da estratégia como um todo: a embalagem.

A importância do design de embalagens na decisão de compra

De acordo com a pesquisa Packaging Matters, da MeadWestVaco Corporation, a maioria dos consumidores no Brasil leva em consideração primeiro a embalagem, muito antes da própria marca do produto.

Aliás, nada menos que 60% dos entrevistados afirmou que a embalagem tem importância principal e definitiva nesse processo.

De acordo com essa pesquisa, não é apenas importante o cuidado com o desenvolvimento da marca, mas também pela qualidade da embalagem, pois esta desempenha um papel essencial na imagem da empresa junto ao consumidor.

Portanto, temos uma combinação entre a marca, que é responsabilidade do design gráfico e branding, e a embalagem, que envolve o design de produto.

Gostei, comprei

E por fim, para contextualizar melhor tudo o que foi dito, trouxe abaixo alguns exemplos de embalagens criativas.

Conta pra mim, qual dessas vocês achou mais interessante? Portanto, qual dessas que você gostou, compraria?

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