Pipipi popopo – Design faz realmente diferença?

Design faz realmente diferença

Sabe aquela pessoa que começa a falar sobre algo sem a menor necessidade, e de repente o assunto se prolonga demais? Pois, “pipipi popopo” tem a mesma função do emoji revirando os olhos. E este não é meu objetivo com este texto. Então, vamos direto ao assunto, design faz realmente diferença?


Você vai ver aqui:

  1. O significado do design
  2. Mais que um “rostinho bonito”
  3. Experiência de marca e identidade visual
  4. O visual importa


O significado de design

O design é uma das forças mais poderosas em nossas vidas, estando nós cientes sobre isso ou não.

De acordo com o dicionário Merriam Webster, design é projetar, planejar a criação de um novo produto, serviço ou sistema para resolver um problema específico com a intenção de melhorar a experiência humana, trazendo inspiração e esclarecimento.

Por isso que, quando se fala em um bom projeto você deve pensar muito além de um produto bonito. Você deve pensar em criar uma experiência positiva para os usuários ou consumidores, que gere interação e lembrança.

Vamos pensar em alguns produtos que interagimos no nosso dia a dia. Como um bom design pode transformar nossas interações de medíocres em excepcionais?


Mais que um “rostinho bonito”

Imagina comigo uma cadeira ergonômica…

 

Design da cadeira ergonômica

Parece muito legal e até mesmo confortável, além de ser muito fácil de usar, podendo regular sua altura de uma maneira simples.

Veja outro exemplo, um termostato que tem o objetivo de mudar nossa experiência ao aquecer ou resfriar os ambientes. Seu visual parece de alta tecnologia, mas é bem intuitivo e fácil de interagir. Basta girar o botão externo para aumentar ou diminuir a temperatura.

Super simples, né? Aliás, este produto ganhou um prêmio de design Red Dot em 2012.

Estamos em contato diariamente com o design, seja através de embalagens, papéis impressos, revistas, anúncios e peças do cotidiano que, muitas vezes, passam despercebidas. Mas, qual é sua importância?

“Um bom design é óbvio. O excelente design é transparente”. 
Autor Desconhecido

Experiência de marca e identidade visual

Muitas pessoas ainda não têm consciência da importância e da eficiência de um bom estudo e alinhamento visual (não é o seu caso, né?).

Quando uma marca possui o design assertivo, é comum despertar elogios de admiradores e fãs. E quando a mesma, além de apresentar um visual consistente e uma experiência de consumo memorável, torna-se queridinha entre o público

Portanto, essa presença visual forte e cativante pode ser construída por meio da identidade visual, que tem como objetivo transmitir a essência da marca. Desse modo ela torna-se conhecida e com valor agregado no mercado.

Sendo assim, concluímos que uma experiência de marca memorável está também associada, a sua comunicação visual, que gera: diferençiação, credibilidade e relevância.


O visual importa

Um dos fatores mais importantes na construção de uma marca é o seu visual.

Igualmente, se você não colocar tempo, esforço e até dinheiro nisso, seu negócio passará despercebido. Dessa forma, o design potencializará o seu negócio da concorrência e o ajudará a estimular a emoção e desejo dos clientes.

Gostou deste texto? Compartilhe nas suas redes sociais.

Sendo assim, fique ligadinho(a) aqui no blog para não perder nenhuma novidade!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Você também pode gostar...