
A identidade visual ou ID visual, é um conjunto de aspectos que vai muito além de um cartão de visitas para atrair possíveis clientes: pense nela como basicamente a personalidade de uma empresa para ser apresentada ao mundo.
Você vai ver aqui:
1- A importância da Identidade visual
2- Quando mudar sua identidade visual
3- Tudo sobre o meu rebrand – Brena Cria
A importância da identidade visual
Seja a paleta de cores, a tipografia, um cartão de visitas, elementos visuais e gráficos, tudo isso consiste em uma identidade visual.
Ou seja, a id visual é um conjunto de elementos que fundamenta uma marca, diferenciando-a de outras no mercado.
Nesse sentido, é fundamental criar uma identidade que esteja alinhada com a proposta do seu negócio. É, igualmente, importante que seja capaz de gerar identificação com o seu público-alvo e persona.
Trabalhamos com exemplos, então, se eu lhe pedir para associar a palavra fast-food com as cores vermelho e amarelo, o que lhe vem à mente?
Com certeza a rede de fast-food Mc’Donalds é um exemplo claro do poder de uma identidade visual.
Mas lembre-se, uma id visual não se resume apenas a um logotipo.
Conforme dito inicialmente, esta identidade é composta por um conjunto de elementos que caracteriza uma marca. Entre estes elementos estão o logo, cores, frases, slogans e tipografias, por exemplo.
Tudo isto tem o objetivo de gerar identificação e posicionamento de marca, tornando-a única e inconfundível no mercado.
Portanto, para finalizar, o design é tão importante que, de acordo com uma pesquisa feita pelo Packaging Matters, da MeadWestVaco Corporation, a maioria dos consumidores no Brasil leva em consideração primeiro o design de uma embalagem, muito antes da própria marca do produto (confira o post completo sobre embalagens criativas aqui).
Quando mudar sua id visual
Um rebranding faz parte do ciclo natural de toda marca forte. Mas como você sabe que chegou a hora de dar uma repaginada?
E mesmo quando você os percebe, a decisão de realmente embarcar em uma iniciativa de rebrand raramente é fácil.
Antes de tudo, é preciso entender o que é rebrand.
Este é um processo de remodelar a forma como uma empresa ou produto é percebido. Pode incluir a reinvenção de tudo, desde o nome e o slogan de uma marca até seu logotipo e identidade visual, site, tom de voz e posicionamento.
Geralmente, quando as mudanças estão apenas associadas ao visual da marca, associamos ao redesign. Por sua vez, o rebrand é uma mudança mais profunda, que implica em melhorias na estratégia e experiência de determinada marca.
Portanto, para você entender que precisa fazer um rebrand é necessário começar com pesquisas sobre as percepções atuais da marca – tanto para as partes internas quanto externas.
Esses dados vão informar qual a fase de estratégia ou posicionamento da marca, e onde sua marca será reposicionada. Tudo isso, de acordo com as necessidades do cliente e as oportunidades de mercado.
Mas, por que mudar?
Pois, marcas evoluem, amadurecem e precisam acompanhar ou se adaptar às formas de consumo e estilo de vida, da sociedade atual. Senão, poderão correr o risco de serem esquecidas.
É exatamente por isso que o rebrand é tão importante para o sucesso de qualquer negócio. Até mesmo as grandes empresas investem em estratégias como esta.
Lembre-se, não é uma questão de saber se sua empresa precisará fazer um rebrand, é uma questão de quando.
Tudo sobre o meu rebrand – A nova id visual Brena Cria
Embora o momento seja diferente para cada negócio, existem alguns sinais reveladores de que uma mudança de marca é necessária.
- O nome da sua marca não reflete mais a visão da sua marca, ou ainda, a pronúncia é difícil de expressar
- Você tem vergonha de entregar seu cartão de visita ou endereço de site
- Você não está conseguindo se diferenciar da concorrência
- Sua marca se tornou excessivamente complicada ou difusa
- Seu modelo ou estratégia de negócios mudou
- Você precisa dissociar sua marca de percepções negativas
- Está lutando para aumentar seus preços
- Tenta se conectar com um novo público
- Não está atraindo o público certo
- Está passando por uma fusão
No meu caso, o rebrand da Brena cria, ocorreu pois, precisava me posicionar com mais autoridade nas redes sociais. Sempre tive uma paleta muito colorida, mas precisei melhorar essa harmonia para transmitir mais profissionalismo e maturidade.
Veja como era clicando aqui!
Portanto, este design já não estava mais me representando. Os traços orgânicos e o símbolo que era uma ilustração deixava a minha marca com uma carinha mais infantil e até mesmo fofa.
Pensando nisso, resolvi trazer elementos que iriam representar melhor o novo momento que estou vivendo. Na nova proposta, o logotipo é mais clean, com traços mais retos e com uma paleta de cores que apresenta tons vibrantes, mas orna perfeitamente com 2 novos tons mais claros. Transmitindo dessa vez: Modernidade, maturidade e ousadia.
Dá uma olhada em como ficou clicando aqui.
Por fim, me conta aqui nos comentários, o que você achou da mudança da minha id visual? Não esqueça de me seguir nas redes sociais: @BrenaCria