Ding-dong: Músicas que estimulam o foco

Há uma coisa com que a maioria das pessoas concorda: a música torna a vida melhor. Em um momento triste ou difícil, ouvir as músicas preferidas podem dar mais ânimo. E em momentos felizes, é uma ótima forma de celebrar!

Desse modo, ciência conseguiu provar em alguns estudos e pesquisas o poder das músicas e seus benefícios. Quer conhecer? Continue a leitura!


Você vai ver aqui:

1- Os benefícios da música
2- Como a música afeta seu humor
3- Como estimular o foco + Playlist

Os benefícios da música

Você sabia que, existem inúmeros benefícios terapêuticos e de aumento do humor da música por séculos?

Tal qual, as músicas triste que nos ajuda a nos identificar quando estamos passando por momentos difíceis, as músicas alegre também adicionam um salto extra ao seu passo. Logo, a música é incrivelmente poderosa.

Mas por que é este o caso? Por que a música afeta seu cérebro e seu humor tão profundamente?

Embora o impacto da música nas pessoas não seja completamente compreendido, estudos científicos demonstraram que ouvir uma música de que você gosta fará com que o cérebro produza uma substância química conhecida como dopamina – uma substância química que cria um efeito agradável no humor.

Por vezes, a música tem a capacidade de nos fazer sentir emoções extremas como tristeza, felicidade ou medo. Com base nisso, alguns pesquisadores concluíram que a música pode influenciar na melhoria ou não, do bem-estar e da saúde.

Como as músicas afetam seu humor

Não é incrível como ouvir uma música específica pode trazer de volta algumas memórias e fazer você se sentir tão vivo, calmo ou enérgico?

Em outras palavras, o ser humano é naturalmente dotado para determinar a distinção entre ruído e música.

Você sabia que, o cérebro tem várias passagens para refinar várias seções da música, contando o tom, o andamento, o ritmo e a melodia.

A música animada pode aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração. A música mais lenta, por outro lado, parece criar o resultado contrário da música otimista.

De acordo com pesquisas recentes da Universidade de Durham, no Reino Unido, e da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, publicadas no PLOS ONETrusted Source estudos sugerem que a música também pode aumentar a felicidade e reduzir a ansiedade.

Os resultados nos ajudam a identificar as maneiras pelas quais as pessoas regulam seu humor com a ajuda de músicas, bem como como a reabilitação musical e a musicoterapia podem explorar esses processos de conforto, alívio e prazer.

Por isso, posso afirmar que, a música é parte integrante da experiência humana.

Como estimular o foco + Playlist

Você tem alguma dificuldade de se concentrar em qualquer atividade que esteja fazendo? Ao estudar para uma prova, ao trabalhar, ao praticar um exercício…

Porém, isso pode mudar se você adotar uma estratégia simples, mas bastante eficaz: investir em músicas para foco.

A dificuldade em focar está ligada principalmente a dois fatores: a ansiedade e o estresse.

Eles aparecem por conta de diversas causas, como o medo de um mau desempenho, o surgimento de problemas de saúde, algum desentendimento familiar ou o julgamento de terceiros (colegas e amigos, por exemplo).

Com isso, o seu estado emocional fica abalado e você se torna não só ansioso e estressado, mas também nervoso e irritado ao extremo. Tudo isso prejudica o seu bem-estar e, principalmente, a capacidade da sua mente de trabalhar 100%.

Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Stanford University e um estudo do Departamento de Psicologia Aplicada da Cardiff Metropolitan University chegaram à mesma conclusão: vale muito a pena usar música para foco. 

Portanto, a razão disso está no fato de que ouvir melodias agradáveis reduz consideravelmente a produção do cortisol e da noradrenalina — hormônios responsáveis pelo estresse e a ansiedade, respectivamente.

No meu caso, essas estatísticas são muito reais! Quase sempre produzo com alguma musiquinha tocando, isso porque a música consegue me deixar mais relaxada, então consigo me soltar e produzir com mais qualidade. Você também é assim?

Por fim, te apresento algumas playlist com vibes diferentes, para você experimentar:

  1. Lo-fi Beats
    Clique aqui para ouvir
  2. Classical Essentials
    Clique aqui para ouvir
  3. Jazz/Blues
    Clique aqui para ouvir
  4. Ambient Chill
    Clique aqui para ouvir
  5. Criativos anônimos (Uma playlist colaborativa, que é um mix de hits e melodias, para você se inspirar)
    Clique aqui para ouvir

Desse modo, eu gostaria de saber, você também usa músicas para se concentrar? Compartilha comigo o que você tem ouvido? Ah, não esqueça de me acompanhar também nas redes sociais: @BrenaCria

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Você também pode gostar...