Como o design de moda influencia na escolha do seu look do dia

A moda é uma construção sócio-histórica, que reflete um ciclo de vida muito curto ditado pelo mercado. Em consequência disso, o design de moda no seu look do dia pode ser diretamente influenciado pelas tendências econômicas.

Você vai ver aqui:

1- O processo criativo
2- Design de moda
3- Os 9 princípios do design na moda
4- Moda e tendências
5- Look do dia – Com que roupa eu vou

O processo criativo

No universo da moda, o processo criativo não se limita apenas na fase de inspiração e transcendência de ideias, mas também no processo de construção consciente de um novo conhecimento.

Para estimulá-lo é preciso ter um método onde se resulta em ideias que serão utilizadas para produzir algo. Entretanto, não existe uma fórmula, cada pessoa possui um método particular, que faz com que as ideias fluem.

Por exemplo, no meu processo criativo eu sempre gosto de pesquisar referências e analisar mercados antes de colocar em prática a parte gráfica de um projeto, além de olhar as tendências para aquele mercado.

Depois de ter as ideias e inspirações em um brainstorm, é o momento de avaliar o que realmente vale a pena levar adiante para o projeto em que você está trabalhando, e é quando se inicia o processo de transformar seus pensamentos em um produto final.

Dessa forma, durante esta etapa, um designer de moda pode começar a esboçar formas e cores de um croqui, antes de finalmente desenhar seu produto final.

Mas, e o design na moda, como funciona?

O design de moda

Atualmente a moda é uma manifestação cultural, social e econômica. E, apesar das pessoas fazerem uso da roupa há milhares de anos, elas também servem como um instrumento de distinção.

Foi assim que o design passou a traduzir as ideias em forma de concepção, dando forma, cores e significado para vários elementos.

O design e a moda são áreas de produção de produtos, sistemas e estilos de vida que traduzem um tempo e linguagem.

Os 9 princípios do design na moda

Atualmente, os profissionais de moda são chamados de designer de moda – ou fashion designers, e não apenas estilistas. Pois, com a evolução do conhecimento e das ferramentas tecnológicas e gráficas, esses profissionais se tornam multifacetados no mundo da criação de roupas e acessórios.

Dessa forma, o design de moda segue alguns princípios do design em seu processo, e são esses:

1- Repetição: A repetição pode ser regular ou irregular, como em detalhes nas estampas, aviamentos e outros elementos de estilo;

2- O ritmo: Já o ritmo é um padrão elaborado, que dá movimento às peças;

3- A gradação: Este é um padrão que aumenta ou diminui em relação à sequência anterior;

4- A radiação: É o uso de linhas que sai de um eixo, ou ponto central, para diferentes direções;

5- O contraste: Um dos principais princípios de criação, onde o design contribui diretamente para a moda, e faz com que um elemento de destaque em relação ao outro;

6- A harmonia: Outro princípio do design que contribui para a moda, onde a disposição dos elementos de forma harmoniosa como um todo ou em partes de um todo;

7- O equilíbrio: Este se refere ao peso visual e a distribuição dos elementos;

8- A proporção: Aqui se refere a comparação dos elementos em relação ao todo, por exemplo, os aviamentos em relação ao look;

9- A sensação corporal: E por fim, este princípio contribui no sentido de que a roupa não é apenas uma experiência visual, mas também sensorial e simbólica.

Portanto, uma coleção é feita com base nesses 9 princípios, juntamente com pesquisas sociais e econômicas para definir as tendências.

Moda e tendências

Segundo o dicionário Michaelis a moda não se cria sozinha. Elas se origina de macrotendências de comportamentos e de consumo, que são observadas a nível global.

Portanto, leva-se em consideração quais são os movimentos e assuntos que estão influenciando a sociedade no momento, seja de forma cultural ou econômica.

Por fim, como o design de moda influencia na sua escolha do look do dia?

Look do dia – Com que roupa eu vou

“Não é sobre um look bonito e estilo, é sobre intencionalidade”

Como vimos até aqui, todos os elementos constroem a sua imagem. Nosso cérebro capta todos elementos – cores, texturas, formas, linhas, etc, antes mesmo do nosso entendimento.

Por isso, é muito importante sermos intencionais.

Afinal, é decidindo o que você quer transmitir no seu dia a dia, que você irá gerar sensações, o que chamamos de percepção visual.

A pergunta no entanto deve ser uma só: o que minhas escolhas vão comunicar sobre mim?

As suas escolhas definem o seu estilo, e o que seu estilo tem que ver se não uma maneira de se comunicar.

Quando você escolhe seu look do dia, você começa por uma peça – seja essa peça parte de cima ou de baixo, e depois você vai complementando com, truques de styling, acessórios, adornos, maquiagem, tudo que irá complementar e transmitir uma harmonia. E, já não falamos sobre isso nos tópicos acima?

Por fim, conseguiu entender a relação? Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.

Ah, não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Você também pode gostar...