4 Tipografias para substituir a Montserrat

Se você é designer, sabe muito bem como é passar horas procurando por tipografias, até encontrar aquela que se encaixa perfeitamente com o seu projeto, e muitas vezes você não tem uma visualização exata de como a fonte irá se comportar realmente. São testes e testes… Tô errada?

Você vai ver aqui:

1- Os principais estilos de tipografia
2- Misturando famílias tipográficas
3- Tudo sobre a fonte Montserrat
4 Tipografias para substituir a Montserrat

Os principais estilos de tipografia

Você conhece os diferentes estilos tipográficos?

Tal qual, as mais conhecidas são: serifadas (serif), sem serifa (sans serif) e manuscritas (script). Apesar de existirem outras categorias, como display, decorativas e monospace, geralmente a maioria foca apenas nessas 3 primeiras.

Entretanto, a ideia de misturá-las vai além da questão da legibilidade, que também é muito importante, e para diferenciar o corpo do texto, dos títulos e passar uma mensagem eficiente.

Portanto, quando você acerta as tipografias sua comunicação será bem sucedida. Agora, se a escolha das fontes for equivocada, você corre o risco de ter uma falha na comunicação, criar confusão e interpretações equivocadas.

Misturando famílias tipográficas

Por vezes, quando misturamos uma combinação de fontes, sempre encontramos famílias de tipografias muito parecidas, como as clássicas, Arial, Helvetica, Times New Roman e Montserrat.

Portanto, considere o que você quer se comunicar ao seu público: Luxo e delicadeza? Robusto e confiável, ou divertido e rebelde?

Escolha tipografias que ponderem  esses posicionamentos em seus traços. Lembrando que as letras também têm personalidade.

Por isso, tentar combinar fontes que têm personalidade próxima, vai causar uma certa estranheza, já que as pequenas diferenças entre uma e outra podem causar a sensação de erro gráfico, poluição visual e redundância.

Portanto, aposte no contraste  e pesos tipográficos! Isso vai ajudar na hierarquia e estética do seu layout, essenciais para uma boa e eficiente comunicação.

Por fim, se você pretende utilizar apenas fontes serifadas ou apenas sem serifa, trabalhe com a variação delas, entre negrito, itálico e seus diferentes pesos (quando eles existem).

Tudo sobre a fonte Montserrat

Em primeiro lugar, quem nunca se rendeu aos traços dessa tipográfica super moderna, não é mesmo? Sendo assim, vamos conhecer um pouco da sua história.

A Montserrat foi criada a partir de um projeto do Kickstarter em 2011, na qual tinha o objetivo de  “resgatar a beleza da tipografia urbana que surgiu na primeira metade do século XX”.

Portanto, essa atraente família de fontes sans serif foi criada por Julieta Ulanovsky e recebeu o nome do bairro de Montserrat em Buenos Aires, onde mora.

Ainda mais, a tipografia Montserrat sendo de uma fonte de família tradicional. Seus pesos vão de thin a black, com variação em italic.

Ao criar essa tipografia, Julieta queria:

ao menos, desenhar as letras em exemplos de letras no espaço urbano. Montserrat saiu em 2011, e escolhi a fonte Trebuchet que me pareceu a mais geométrica da época.

Tinha um M cujo centro chegava bem abaixo da linha (por algum motivo que me parecia tão importante) e depois me concentrei em retratar o bairro.

Cada exemplo selecionado produz suas próprias variantes em proporções de comprimento, largura e altura, cada uma adicionando à família Montserrat.

Por isso que, as antigas tipografias e copas são irrecuperáveis quando são substituídas

4 Tipografias para substituir a Montserrat

Eu amo a Montserrat, foi meu xodó por muito tempo, mas por ser tão prática pode se  tornar saturada no mercado, pois muitos profissionais usam.

Então para dar um  diversificada e facilitar a sua vida, separei 4 tipografias para você substituir a queridinha Montserrat.

Assim, todas as fontes estão com os seus devidos links para downloads/licenciamento logo abaixo. Muito bom, não? Então, comece a rolar a página e seja feliz.

Conforme comentei acima, segue abaixo as tipografias que eu selecionei para que você possa substituir a Montserrat:

1- Neue Helvetica

Download: aqui

2- Poppins

Download: aqui

3- Redonda

Download: aqui

4- Raleway

Download: aqui

Por fim, você gostou desse post? Envia para uma amiga ou amigo que você sabe que também irá gostar. Não esqueça de me acompanhar nas redes sociais: @brenacia

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Você também pode gostar...